Arquétipos da Jornada do Herói – A Integração do Self

Arquétipos da Jornada do Herói – A Integração do Self
Grupo de Estudo
Dia 24/04/2019 – 19:30 – 22:00 hs
Local: atelier josefa – Av. Álvares Cabral 374/902

As narrativas mitológicas carregam estruturas simbólicas que podem nos ajudar como guias no processo de auto conhecimento e bem aventurança.

A partir dos estudos de Joseph Campbell e sua teoria do Monomito, abordaremos o arquétipo da Jornada do Herói, relacionando-o com os princípios do Inconsciente Coletivo de Jung. Campbell propõe que as narrativas mitológicas do herói carregam uma estrutura simbólica, ou mitologema, que se repete nos mitos através dos tempos e em todas as culturas do globo. Essa repetição se dá através da manifestação de três aspectos da vida humana: Separação, Iniciação e Retorno. Para Campbell esse padrão é o mesmo que está presente em inúmeros ritos e rituais de passagem, sendo uma representação de aspectos e etapas do desenvolvimento da própria psique humana e seu processo de individuação.

Joseph Campbell (1904-1987), foi um dos principais estudiosos da mitologia comparada, abordando o arquétipo da Jornada do Herói, que ele chamou de Monomito, em seu livro “O Herói de Mil Faces”

Facilitador: Tiago Alves (Líder da JCF Mythological RoundTable Belo Horizonte – www.jcf.org/roundtables/group/belo-horizonte)

Inscrições: [email protected]